O que diz o Magistério da Igreja Católica sobre as crianças e sua participação na Igreja

 


Aqui está uma coletânea de citações do Magistério da Igreja Católica sobre as crianças e sua participação na Igreja, com as devidas fontes:


1. Concílio Vaticano II – Constituição Dogmática Lumen Gentium (1964)

Citação:
"Os pais cristãos devem reconhecer que eles, em conjunto com os seus filhos, são chamados a pertencer ao Povo de Deus. Por seu exemplo e oração, os pais devem ser os primeiros a formar seus filhos na fé e na prática da vida cristã."

Fonte:
Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática Lumen Gentium, nº 11.


2. São João Paulo II – Exortação Apostólica Familiaris Consortio (1981)

Citação:
"A comunidade eclesial deve empenhar-se de forma especial na formação religiosa das crianças, ajudando os pais no seu papel de primeiros educadores da fé, e oferecendo um ambiente de fé onde a criança possa amadurecer."

Fonte:
São João Paulo II, Exortação Apostólica Familiaris Consortio, nº 36.


3. Papa Francisco – Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013)

Citação:
"A Igreja reconhece a necessidade de envolver as crianças desde cedo em sua vida comunitária. Elas não são apenas objeto de atenção, mas sujeitos ativos na missão evangelizadora da Igreja. A criança, com sua pureza de coração, tem muito a ensinar aos adultos sobre a simplicidade e a confiança em Deus."

Fonte:
Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nº 106.


4. Bento XVI – Carta Encíclica Sacramentum Caritatis (2007)

Citação:
"As crianças têm um papel especial na liturgia eucarística. Ao ensinar as crianças a valorizar a presença real de Cristo na Eucaristia, a Igreja as ajuda a crescer na fé e na participação consciente, ativa e frutuosa no mistério da salvação."

Fonte:
Bento XVI, Carta Encíclica Sacramentum Caritatis, nº 17.


5. Diretório Catequético Geral (1971)

Citação:
"As crianças devem ser educadas para uma participação ativa e consciente na liturgia. Através de uma catequese apropriada, elas devem ser conduzidas à descoberta da beleza e do valor da oração comunitária, e, sobretudo, da Eucaristia."

Fonte:
Congregação para o Clero, Diretório Catequético Geral, nº 79.


6. Catecismo da Igreja Católica (1992)

Citação:
"Desde a mais tenra infância, as crianças devem ser iniciadas nos mistérios da fé por meio de uma educação que os introduza à vida sacramental e à oração, para que, crescendo, possam participar plenamente na liturgia da Igreja."

Fonte:
Catecismo da Igreja Católica, nº 2226.


7. São João Paulo II – Carta às Crianças (1994)

Citação:
"Vocês, crianças, são uma bênção especial de Deus para a Igreja e o mundo. Com seu sorriso, inocência e alegria, vocês são uma fonte de renovação para as nossas comunidades. Nunca deixem de buscar Jesus, que sempre as acolhe com amor."

Fonte:
São João Paulo II, Carta às Crianças, nº 2.


8. Papa Francisco – Audiência Geral sobre a Família (2015)

Citação:
"A presença das crianças na comunidade cristã é um dom. Elas nos lembram que precisamos de simplicidade e confiança para nos aproximarmos de Deus. Devemos cuidar bem das crianças, tanto no seio familiar quanto na vida da Igreja."

Fonte:
Papa Francisco, Audiência Geral, 18 de março de 2015.


Essas citações sublinham o papel fundamental das crianças na vida eclesial, destacando a responsabilidade dos pais e da comunidade em acolhê-las e educá-las na fé, além de reconhecerem as crianças como participantes ativas da missão da Igreja.