Tema 1: O Amor Infinito do Coração de Jesus
Declaração de Amor na Primeira Aparição
- “O meu divino Coração está tão abrasado de amor para com os homens, e em particular para contigo, que, não podendo já conter em si as chamas da sua ardente caridade, precisa derramá-las por teu meio, e manifestar-se-lhes para os enriquecer de seus preciosos tesouros, que eu te mostro a ti”.
Santa Margarida Maria sobre o Amor de Jesus
- “Ali me descobriu as maravilhas do seu amor e os segredos insondáveis do seu Sagrado Coração, que sempre me tinha conservado escondidos até àquele momento em que mos abriu pela primeira vez, mas de modo tão real e sensível que me não deixou lugar a nenhuma dúvida”.
Tema 2: O Coração de Jesus como Fonte de Unidade e Paz
O Coração que Une Fragmentos da Vida Pessoal e Social
- “Ao mesmo tempo, o coração torna possível qualquer vínculo autêntico, porque uma relação que não é construída com o coração não pode ultrapassar a fragmentação do individualismo. [...] Só o coração pode acolher, dar refúgio. A interioridade é o ato e esfera do coração”.
Chamado à Paz e à União nas Comunidades
- “Só a partir do coração é que as nossas comunidades serão capazes de unir e pacificar os diferentes intelectos e vontades, para que o Espírito nos possa guiar como uma rede de irmãos, porque a pacificação é também uma tarefa do coração”.
Tema 3: A Devoção ao Coração de Jesus e a Humildade Cristã
A Interioridade e a Autenticidade do Coração
- “O coração é igualmente o lugar da sinceridade, onde não se pode enganar ou dissimular. [...] Em última análise, poder-se-ia dizer que eu sou o meu coração, porque é ele que me distingue, que me molda na minha identidade espiritual e que me põe em comunhão com as outras pessoas”.
Síntese do Amor e da Compaixão no Coração de Jesus
- “Perante o Coração de Jesus vivo e atual, o nosso intelecto, iluminado pelo Espírito, compreende as palavras de Jesus. [...] Só o coração é capaz de colocar as outras faculdades e paixões e toda a nossa pessoa numa atitude de reverência e obediência amorosa ao Senhor”.
Tema 4: Transformação Interior através do Coração de Cristo
Chamado à Transformação pelo Coração de Cristo
- “É preciso que o Divino Coração de Jesus substitua de tal forma o nosso, de modo que só Ele viva e atue em nós e por nós; que a sua vontade [...] possa atuar absolutamente sem resistência da nossa parte; e, finalmente, que os seus afetos, pensamentos e desejos estejam no lugar dos nossos”.
Reflexão sobre a Pobreza Espiritual e a Humanidade no Coração
- “Temos de reformar o nosso coração, com os olhos postos no mundo inteiro e naquelas tarefas que podemos realizar juntos para o progresso da humanidade [...] o ser humano ‘pela sua interioridade, transcende o universo das coisas’”.
Compêndio de Citações
Sobre o Amor Divino e Humano
- “Amou-nos”, diz São Paulo referindo-se a Cristo, para nos ajudar a descobrir que nada “será capaz de separar-nos” desse amor” (Rm 8, 39).
Chamado à Santificação no Cotidiano
- “Perguntais-me como as almas que são levadas na oração a esta santa simplicidade e a este perfeito abandono em Deus devem comportar-se em todos os seus atos? Respondo que [...] devem caminhar invariavelmente em espírito de simplicidade”.
O Mundo Pode Mudar a partir do Coração
- “Levar o coração a sério tem consequências sociais [...] Porque ‘os desequilíbrios de que sofre o mundo atual estão ligados com aquele desequilíbrio fundamental que se radica no coração do homem’”.
Esta coletânea oferece uma visão profunda do amor de Cristo manifestado no Sagrado Coração, apontando o caminho para uma vida cristã de unidade, humildade e transformação interior. Cada tema e citação ilustra o papel central do Coração de Jesus como fonte de espiritualidade, paz e compromisso com o bem comum.